ESCONDIDINHO DE CARNE SECA COM PURÊ DE MANDIOQUINHA



Ah como eu amo este prato!! Adoro purê de mandioquinha, e a combinação com a carne seca e queijo gratinado, fica sensacional. A mandioquinha é um ingrediente que não falta na minha geladeira, eu sempre compro, preferencialmente quando está em oferta e faço estoque no freezer. Para conservar, basta congelar porções descascadas e picadinhas num saquinho, que duram meses. 

                       INGREDIENTES
            ·                    400 g de mandioquinha
            ·                    1 colher de margarina
            ·                    1 copo americano de leite
            ·                    100 g de creme de leite
            ·                    Sal e pimenta do reino a gosto
            ·                    1 copinho de requeijão cremoso
            ·                    150 gramas de mussarela ralada
            ·                    Parmesão ralado para polvilhar *opcional
                           RECHEIO
            ·                    500 g de carne seca
            ·                    1 fio de azeite
            ·                    1 dente de alho
            ·                    1/2 cebola picadinha
            ·                     Pimenta e cheiro verde a gosto
     
                 MODO DE PREPARO
1.    Cozinhe as mandioquinhas picadas grosseiramente sem casca em água fervente com sal por 15 minutos ou até ficarem bem macias. Escorra a água, e com elas ainda quente, passe pelo espremedor ou amasse bem com um garfo a ponto de purê.
2.    Transfira para uma panela, acrescente a manteiga e o leite e misture bem. Coloque o creme de leite, e tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino a gosto.
3.    Leve ao fogo baixo mexendo sempre, preferencialmente com uma colher de pau ou batedor manual por 3 minutos ou até ficar bem lisinho.
      Dessalgando a Carne Seca...
4.    Primeiramente limpe a carne para retirar o excesso de gordura e coloque-a em uma panela e cubra com água. Cozinhe por 10 minutos. Troque a água e cozinhe por mais 10 minutos. Repita este processo de 3 a 4 vezes até que o sal esteja no ponto certo. 
5.    Após esta etapa, descarte essa água e coloque a carne na panela de pressão com o dobro de água e cozinhe por aproximadamente 40 minutos.
6.    Desligue o fogo, espere esfriar um pouco e desfie a carne.
7.    Em uma panela, doure um dente de alho picadinho com a cebola, acrescente a carne desfiada e refogue por cerca de 3 minutos. Utilize cheio verde e pimenta a gosto para finalizar.
  1. MONTAGEM
Você pode montar o escondidinho numa travessa média ou em porções individuais, conforme a foto. Para isso, forre o fundo do recipiente com uma camada de purê, acrescente o recheio, coloque um pouco de requeijão e queijo ralado, cubra novamente com mais purê, e para finalizar, coloque uma camada generosa do queijo mussarela ralado misturado com requeijão e por fim salpique com o parmesão ralado e leve ao forno pré aquecido a 200 º para gratinar por cerca de 15 minutos ou até que esteja bem dourado.
Sirva quente.
                DICAS
-Se não quiser levar o purê ao fogo, utilize o leite quente para misturar os ingredientes, fica bom também.
- O creme de leite serve para deixar o purê mais cremoso, também pode ser substituído por queijo cremoso ou creme de ricota que fica uma delicia.
-Uma pitada de noz moscada no purê, dá um toque super especial, use se tiver.
- Quanto a carne seca, escolha uma peça com menos gordura possível, as partes traseiras, normalmente são melhores. Para dessalgar, você pode utilizar o método tradicional levando a geladeira, conforme orienta as embalagens, eu prefiro o método sugerido na receita que é bem mais prático.


0 comentários, deixe o seu!:

Postar um comentário